100 Impressões de um mexicano depois de morar 6 meses no Brasil

Posted on 22 enero, 2014

35




 

Nemeyer en Sao Paulo

Nemeyer em Sao Paulo

Oi, meu nome é Cacho Navarro, sou mexicano e estou morando no Brasil desde 2013, país que não pára de me surpreender. Faz um ano e meio que me formei no México em administração de empresas, então eu comecei a escrever este blog. Agora estou à procura de trabalho, ou seja, caçando oportunidades.

Escrevo como resposta a Vinicius Covas estudante de jornalismo brasileiro que morou no México em 2013. Vocês podem saber mais sobre ele no seu site pessoal http://www.viniciuscovas.com. Escrevo para mostrar algumas das semelhanças e diferenças entre o país dele e o meu. Ambos países são latinos e o calor do nosso povo nos define. Aqui estão as minhas 100 primeiras impressões sobre este bonito país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza, como já disse Jorge Benjor.

  1. O Brasil não é só floresta, futebol e carnaval.
  2. O Brasil é um país quente, 90% do território está na região dos trópicos, mas o sul tem um clima muito mais temperado e o Nordeste tem uma extensa área semiárida.
  3. Pode chover do nada, em qualquer momento e muito! 5 minutos de chuva são suficientes  para deixar a cidade feita um caos total.
  4. O Brasil é maior do que eu pensava, para se ter uma ideia é o quinto maior país do mundo, fica atrás só da Rússia, Canadá, China e EUA , respectivamente. O Brasil também é maior do que os próprios brasileiros pensam.
  5. O Brasil está claramente dividido em 5 regiões, que poderiam facilmente ser 5 países diferentes: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul . Cada uma com suas tradições; as pessoas e os sotaques são bem diferentes.
  6. O estado de Santa Catarina, na região sul, parece mais alemão que brasileiro. Em algumas cidades deste estado as crianças só aprendem Português nas escolas; os edifícios, costumes, festas e tradições têm origem na Alemanha.
  7.        Manaus é Paris dos Trópicos; Recife, a Veneza Brasileira,  Joinville o Manchester de Santa Catarina, Campos de Jordão, a Suíça Brasileira, São Paulo seria Nova York do Sul …. desesperadamente primeiro – mundistas? .
  8. O Brasil recebeu imigrantes de todo o mundo para resolver o problema da mão de obra, basicamente alemães, italianos e japoneses, ou seja, os que perderam na Segunda Guerra Mundial.
  9. São Paulo é a terceira maior cidade italiana do mundo; a maior cidade japonesa fora do Japão; a maior cidade Portuguesa fora de Portugal; a maior cidade espanhola fora da Espanha e a terceira maior cidade libanesa fora do Líbano.
  10. Como consequência desta mistura de nacionalidades, comenta-se que o passaporte brasileiro é o mais falsificado do mundo.
  11. Pode ser que o Brasil tenha diferentes capitais. Embora politicamente seja Brasília, a capital econômica é São Paulo, a turística é o Rio de Janeiro, Curitiba é a capital da ordem e da limpeza, etc.
  12. O ônibus de Curitiba é tão eficiente que serviu como modelo a ser seguido em Bogotá, e anos mais tarde na Cidade do México e muitas mais.
  13. O Brasil tem um dos sistemas de transporte público mais eficientes do mundo. São Paulo tem mais de 7000 linhas de ônibus urbanos com localização GPS, que pode ser visto na Internet. Mas se aumentarem de R$ 3,00 para R$3,20 o preço do bilhete, os brasileiros começam uma revolução.
  14. É surpreendente a beleza de algumas pessoas no Metrô do Rio ou de São Paulo. Até mesmo os policiais são bonitos e musculosos, especialmente na linha 4, recentemente inaugurada.
  15. No Brasil comprar um carro é caro, um luxo. No entanto, em São Paulo o transito de veículos é assustador. Com mais de 7 milhões de carros é a cidade que tem mais Ferraris e helicópteros do mundo, perdendo apenas para Nova York.
  16. Da mesma maneira é a segunda cidade com o pior transito da América Latina, naturalmente depois da Cidade do México. Ambas cidades têm uma população de aproximadamente 20 milhões de habitantes, só que o DF foi construído horizontalmente e São Paulo verticalmente, está cheio de arranha-céus.
  17. O Brasil mantém muitas áreas naturais, apesar disso é considerado o pais mais poluído do mundo, por causa do desmatamento na Amazônia, do uso indiscriminado de fertilizantes, das altas emissões de CO2, das grandes pescarias, da extração de petróleo e do tráfico ilegal de espécies ameaçadas. O país precisa da ajuda do Capitão Planeta .
  18. O Brasil possui 17% das reservas de água subterrânea potável do todo o mundo. A Amazônia é o pulmão da América.
  19. O Brasil aproveitou seu excesso de água e de terra fértil para o desenvolvimento do setor agrícola, é hoje o mais produtivo do mundo, melhor ate que dos Estados Unidos.
  20. Nem todos os brasileiros gostam de futebol, mas quase todos. É a paixão das pessoas.
  21. Eles se queixam, mas querem que comece já a copa do mundo. Ninguém sabe o que vai acontecer nesses dias, acredita-se que o país vai ser o caos total, ele vai entrar em colapso, mas definitivamente não vai ter na história uma festa melhor que da Copa do Mundo de 2014, principalmente se o Brasil ganhar.
  22. O turismo no Brasil não é só Rio de Janeiro e as praias, tem uma série de lugares deslumbrantes para visitar em todo o país. Viajando para outros lugares do interior pode-se aprender mais sobre a cultura brasileira.
  23. No Brasil não existem praias privadas ou concessionadas para um hotel. A praia é de todos e todos são livres para transitá-las, como deveria ser. Somente nas praias e no carnaval todas as pessoas se misturam.
  24. Oferecer um cafezinho é um símbolo de hospitalidade e amizade em qualquer lugar no Brasil, é uma forma de boas-vindas. Por isso é oferecido em quase todos os lugares onde você tem que esperar para ser atendido, por exemplo, no médico ou no banco.
  25. Os brasileiros dizem que bebem café forte como o diabo, quente como o inferno e doce como o amor . O “cafezinho ” pode ser puro ou com leite. O Brasil é o maior produtor mundial de café.
  26. Você tem que cantar o Português, para assegurar a comunicação eficaz, no começo é mais importante entoar corretamente que falar claro, no entanto a dicção varia muito dependendo da cada região.
  27. Se um brasileiro diz ” Tudo Bem”, geralmente está tudo bem, mas se diz ” Fique tranquilo ” não fique tranquilo não.
  28. Tentar aprender a usar todos os acentos do português  corretamente é uma batalha perdida.
  29. A palavra ” Nossa ” é usada para qualquer exclamação. Pode representar, raiva, admiração, surpresa, espanto, decepção, alegria, e qualquer outra emoção que exista.
  30. ” A gente ” é equivalente a “nós”, se um brasileiro diz que ” a gente quer água” significa que ele também quer.
  31. Na verdade “a gente” é muito mais usada do que “nos”
  32. “Cara ” é uma forma coloquial de se tratar entre as pessoas. Todos se tratam por cara, é sinônimo de homem.
  33. O Brasil é o único país onde os relógios não faz ” Tic- tac” fazem “Chiki-taki”. Adicione a letra i a muitas palavras que não precisam, por exemplo, iPad(i) , Mac(i)Book(i), Rock(i), pic(i)nic(i), ping(i) pong(i), Brad(i) Pitt(i), para citar alguns
  34. ” E ai ? ” é o “What’s up?” brasileiro.
  35. “Muito legal” não significa muito observador da lei. ” Legal” é algo como “cool”. Bacana também é muito “cool”.
  36. Cuidado com as palavras “porra”, “rola”, “saco”, “buceta”, “molestar” e “gozar”, pois têm um significado completamente diferente do espanhol.
  37. No sexual a mulher  “da” e o homem é o que “come”, o oposto do espanhol. Geralmente as mulheres impõe as regras de tudo.
  38. O sobrenome da mãe vem antes que o de pai. O que me parece inteiramente justo.
  39. Cavalheirismo está quase extinto. Muitas meninas podem ficar ofendidas se você tentar pagar a conta. Mesmo se você oferecer sua mão a uma senhora para descer do ônibus ela pode achar que você quer assalta-la.
  40. O Brasil é muito mais caro do que nos, os estrangeiros esperávamos, antes da chegada. Incrivelmente caro, para efeitos rápidos imagina que no Brasil  tudo custa o dobro que no México.
  41. Um brasileiro fora do Brasil não pensa, compra.
  42. Eu não sei o que é pior no Brasil: pagar 15 dólares por um ingresso de cinema ou ficar sem assistir o filme por não ter comprado os bilhetes 6 horas antes. Parece que chegou o momento que a demanda excedeu a oferta.
  43. Para um brasileiro qualquer estrangeiro é  “gringo”; brasileiro não importa se você é um peruano, árabe o australiano, são todos gringos.
  44. Nem todos os brasileiros são ” Cariocas “. Cariocas são apenas os caras da Cidade do Rio de Janeiro. Isso está claro?.
  45. Nem todas as pessoas do estado do Rio de Janeiro são “Cariocas”, repito, só aquelas da capital, os que são do interior do estado do Rio de Janeiro são conhecidos como fluminenses.
  46. Se você mora no estado de São Paulo então é ” paulista “, se você mora na cidade de São Paulo então e Paulistano, mais um dos 20 milhões de habitantes da cidade.
  47. Os paulistanos e cariocas não se dão bem. Se você disser a um paulistano que o Rio é melhor ele vai ficar bravo!
  48. Os brasileiros não gostam muito dos argentinos . Os paulistanos dizem que o Rio de Janeiro é a Argentina brasileira.
  49. Você pode ser gravemente ferido se afirmar que Maradona foi o melhor jogador de todos os tempos.
  50. As pessoas de Sampa não são tão extrovertidas ou amigáveis como as de outras cidades da América Latina. Só pensam em trabalhar. Eles dizem que há dois tipos de brasileiros: o paulistano e o brasileiro.
  51. Existe o preconceito de que as pessoas do Nordeste trabalham menos, eles são mais lentos e menos preocupados.
  52. O sonho dourado é morar no Rio, trabalhar como em Fortaleza e ganhar como em São Paulo.
  53. É difícil falar sobre Minas Gerais sem ter fome. A comida mineira é incrivelmente deliciosa.
  54. No Brasil se adiciona farinha para muitas coisas, como a carne ou feijão.
  55. Sempre se come arroz e feijão no Brasil.
  56. Quartas e sábados se come feijoada, prato essencial da culinária brasileira, composto por feijão preto, arroz, carne e caipirinhas em excesso. É impossível não dormir depois de tanta comida e bebida.
  57. Não é surpreendente que todos preparem caipirinhas com vodka em vez de cachaça . Quando isso acontece são chamadas caipirozcas não caipirinhas.
  58. Em São Paulo, a comida é incrivelmente boa. A cozinha é impressionante, bendito choque cultural!. Exceto a comida mexicana, que é péssima como acontece em qualquer país que não seja no México.
  59. No Brasil, quase todos os restaurantes têm nas mesas, azeite e vinagre. O azeite de oliva é muito consumido, é difícil conceber pizza ou salada sem azeite.
  60. A “pimenta brasileira”, tradição da comida mineira, pode dar mais gastrite que o chile mexicano.
  61. Dizer que a carne argentina é melhor que a brasileira é um crime. Concordo com os brasileiros.
  62. No Brasil não há água com sabor, “suco ou água?”, me perguntam. É estranho achar o conceito de laranjada, “por que não apenas suco de laranja, para que adicionar água e açúcar?”.
  63. No Brasil o café da manhã é simples, ao meio dia as pessoas estão com muita fome. É comum tomar no cafe de manha só café puro ou com leite e pão ou um lanche. O pão de queijo, é viciante, uma vez que você experimentá-lo você nunca vai ser capaz de deixá-lo.
  64. Os brasileiros são muito limpos, tem excelente higiene e saúde bucal, onde quer que você vá há sorrisos perfeitos. Quase não usam antisséptico bucal, mas o fio dental é imprescindível.
  65. A cultura pela beleza, pela estética, pelo cuidado com o corpo, pelo exercício físico é incrível. Isso não quer dizer que todo mundo é bonito e forte, mas definitivamente aqui tem muiiiiita gente bonita e com um corpo forte porque as pessoas se cuidam.
  66. Os homens se exercitam mais que as mulheres. Para sair as mulheres se arrumam muito mais que os homens. Eles são os fortes, elas são as bonita.
  67. É comum ver os homens no parque ou na rua sem camiseta. As vezes, o tempo não só permite, exige. Ninguém se assusta e existe muita vaidade.
  68. No Brasil é quase sempre incluída a gorjeta na conta, ninguém se preocupa com isso, geralmente eles cobram 10%.
  69. Cuidado, se você for a um bar e tiver alguém cantando, é provável que te cobrem um cover musical.
  70. No Brasil é permitido beber álcool na rua. Diga-me se este não é o paraíso tropical!!.
  71. As pessoas bebem muita cerveja, mas do que você pode imaginar e consumir. Mas ninguém bebe direto da garrafa, sempre tem pequenos copos, a cerveja é para compartilhar.
  72. Servir pratos ou copos descartáveis podem ser interpretados como um insulto, não é tão comum.
  73. Embora a maconha não seja legal é sabido que tem alguns fumódromos, ou seja, espaços públicos específicos em cada cidade onde se tolera fumá-la, por exemplo, no vão do MASP ou na Praça de Por do Sol em Sampa, no ponto 9 na praia de Ipanema, na Praça do Papa em Belo Horizonte, só para citar alguns.
  74. No Brasil até os vendedores ambulantes de pulseiras aceitam cartões de crédito.
  75. No Brasil é comum ver a riqueza e a pobreza lado a lado. Pode ser um conjunto de prédios caros ao lado de uma favela, isso é normal. Quando estão juntos, geralmente o pobre é empregado do rico.
  76. O brasileiro não é tão apaixonado por sua história. O dia da independência é irrelevante, eu acho que tem mais peso o dia da Consciência Negra .
  77. As pessoas comuns do norte são predominantemente de descendência indígena (semelhante aos mexicanos)e nordeste do Brasil são de raça negra, especialmente na Bahia e no Maranhão; no sul são brancos, no sudeste e centro oeste está misturado. No Rio de Janeiro (sudeste) há sim muitos negros, aliás, os estados brasileiros com maior percentual de negros são: Bahia, Rio de Janeiro e Maranhão.
  78. Persistem problemas de racismo e classismo no Brasil mas desaparecem no carnaval, ali todos são amigos de todos, terminando o carnaval o rico volta à sua mansão e o pobre à sua favela.
  79. Quase nenhum brasileiro te levará para conhecer uma favela, embora o gringo esteja cheio de curiosidade, quando você perguntar por que?, eles dizem que você não tem nada para fazer lá.
  80. Os gringos gostam muito do Brasil, mas os brasileiros às vezes não entendem por que?,  eles estão sempre reclamando de seu país .
  81. No tem anúncios espetaculares nas cidades, o quadro é muito mais limpo e harmonioso devido a Lei da Cidade Limpa.
  82. O Cristo do Corcovado é menos impressionante quando se está lá encima, mas a vista que se tem de lá é maravilhosa, embora a vista do Pão de Açúcar seja ainda mais bonita.
  83. Existe a Lei da Reciprocidade ao pedir visto para outros países. Como mexicanos não precisamos mais de visto para entrar no Brasil, no entanto, os americanos precisam, o que é completamente justo.
  84. Tem-se um melhor conceito de Lula da Silva fora que dentro do Brasil.
  85. O Brasil é um dos países mais ricos em recursos naturais do mundo. Recursos de metais preciosos, petróleo, ouro, cobre, diamantes, gás natural e toda água que você possa imaginar … não sei por que ele é considerado pobre.
  86. O Brasil não é o lugar para fazer uma dieta. Carboidratos a cada colherada, parece que a única coisa barata neste país é o açúcar.
  87. 25% da gasolina é por lei etanol de cana de açúcar . Este é um golpe direto para as companhias gringas de petróleo.
  88. Mais de 80% da eletricidade do país vem de fontes renováveis .
  89. Brasileiros adoram as dramáticas novelas mexicanas, mas também produzem suas próprias. Thalia e suas Marias era a rainha das favelas, Rebelde, A usurpadora ficaram nos corações das pessoas. Amam o Chaves!.
  90. Natal no Brasil é no meio do verão. Imagine o calor dos senhores que se vestem de Papai Noel.
  91. Se a seleção brasileira ganhar, ela é a melhor do mundo. Se perder, é a vergonha do país.
  92. A melhor maneira de pedir um táxi é com os aplicativos de telefonia celular. É mais seguro que tomá-los na rua.
  93. As associações evangélicas são tão numerosas que chegam a ter representação política no poder legislativo.
  94. O samba não é só aquela música do carnaval que conhecemos, tem diferentes variedades; como Samba canção, Samba enredo, Samba carnaval, Samba tango, Samba- Exaltação, e o mais espetacular e difícil de dançar: o Samba de gafieira. Eu acho que é tão difícil de dançar como o próprio tango.
  95. Música popular brasileira , conhecida como MPB tem um papel muito importante dentro da cultura. É muito boa; parecida ao que conhecemos como Bossa-nova, a juventude gosta dela.
  96. O Brasil tem a reputação de ser perigoso. Vergonha! Tem tantas coisas boas que o país  poderia ter outra fama bem diferente.
  97. No Brasil é muito fácil viajar no tempo. Em algumas cidades você vive nos séculos passados e em outras você vive no futuro.
  98. No Brasil as pessoas têm direito a um mês de férias . É sério um mês! Além de todos os feriados.
  99. Brasileiros acreditam pouco no Brasil. Mas eles têm um grande orgulho de ser brasileiros. Além de tudo.
  100. O Brasil é um ótimo lugar para morar, o clima, a cultura, a comida, as pessoas, tudo é maravilhoso. Apesar de que os brasileiros pensam de outro jeito, eu vejo que há progresso, as coisas estão melhorando, as pessoas estão saindo da pobreza, em resumo, tudo está progredindo.
  101. Uma impressão de Cacho Navarro, o cara que quanto mais conhece o Brasil, menos quer voltar.

Obrigado, Brasil. Gracias, Brasil!
Vou escrever mais impressões do Brasil na minha página do facebook. Peço um LIKE, por favor! E não se esqueça de subscrever neste blog.
Congratulo-me com os seus comentários, se eu disse algo errado sobre o Brasil, por favor me corrijam, a minha intenção só foi captar as minhas primeiras impressões deste maravilhoso país.

Tchau

Cacho Navarro

Anuncios